quarta-feira, 31 de julho de 2013

Coma soja



















A soja é um alimento de excelente valor nutricional, e dentre os alimentos de origem vegetal, é o que possui melhor teor protéico e a qualidade de sua proteína é comparada à proteína da carne. Atualmente é considerada a vedete dos estudos científicos que abordam o uso de certos alimentos na redução do risco de doenças. As pesquisas concentram-se em suas proteínas e isoflavonas, um componente ativo com *ação fitoestrogênica. Estudos mostram que com o consumo de soja, é possível reduzir o risco ou prevenir doenças como as cardiovasculares, osteoporose, certos tipos de câncer como de mama e próstata, além de amenizar os sintomas da menopausa, principalmente as ondas de calor.

Fonte: Marketing GrupoM8

terça-feira, 30 de julho de 2013

Hidrate seu corpo















Beba 8-10 copos de água ao dia. A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do nosso corpo; é utilizada para a digestão, para a absorção e para o transporte de nutrientes; serve de meio para uma série de processos químicos; assume o papel de solvente para os resíduos do corpo e também os dilui para reduzir sua toxicidade, ajudando no processo de excreção do corpo. 

Em programas de emagrecimento, a água pode garantir saciedade, principalmente se a dieta for rica em fibras, que em contato com o líquido incham como esponjas, garantindo uma sensação de estômago cheio com menos alimentos. Além disso, um consumo inadequado de água pode alterar o metabolismo basal, causar um mal funcionamento intestinal, tornar a pele menos macia e hidratada e aumentar a celulite em pessoas propensas a esse problema.


Fonte: Marketing GrupoM8

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Castanha do pará




















É rica em vitamina E e selênio, dois nutrientes com ação antioxidante que ajudam a combater o envelhecimento precoce (rugas, manchas senis, ressecamento da pele, etc) e a redução do risco de doenças cardiovasculares. É também fonte de gorduras mono e poli-insaturadas - perfil este que é associado a uma baixa concentração da lipoproteína de baixa densidade, conhecida como mau colesterol.

Fonte: Marketing GrupoM8

terça-feira, 23 de julho de 2013

Fracione as refeições



















Faça no mínimo 4 a 6 refeições diárias em horários fixos e com moderação. 

O tempo entre uma refeição e outra não deve ser menor que duas horas nem maior do que quatro horas. Com o fracionamento, fica fácil driblar a balança e os "beliscos" diários que comprometem o peso adequado, pois quanto menor o tempo entre uma refeição e outra, mais acelerado fica o metabolismo. 

Quando pulamos refeições ou ficamos muito tempo sem comer, o metabolismo se torna mais lento e o corpo procura obter a energia que precisa consumindo o seu próprio tecido muscular (catabolismo).


Fonte: Marketing GrupoM8

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Desidratação: veja mitos e verdades sobre o assunto



















Desidratação é desconfortável, mas não perigosa
Verdade: Apesar da maioria das pessoas experimentar apenas alguns sintomas da desidratação, como dor de cabeça, lentidão e diminuição da urina, é preciso ficar atento porque em algumas ocasiões pode precisar de atenção médica. Complicações como edema cerebral, convulsões, insuficiência renal e até a morte podem acontecer. Quando a situção é observada no início, quando há muita sede, tontura, confusão e diminuição da urina, os adultos podem ser medicados com alguma bebida isotônica. No entanto, em crianças e idosos, a atenção deve ser redobrada quando eles apresentam diarréia, vômito, febre, irritabilidade e confusão

Se você está com sede, é porque já está desidratado
Verdade: A sede é a forma que o corpo tem de falar que a pessoa precisa beber água. Vale lembrar que você não está desidratado no momento que sente a boca seca. "Quando fica com sede, o déficit de água no corpo é trivial. Deve ser apenas 1% de redução em todo o nível de água  e pode ser recuperado com a ingestão de algum liquído", explica Dr. Stanley Goldfarb, professor da Universidade da Pensilvânia. Na verdade, beber água quando está com sede parece básico e é um método infalível para evitar a desidratação

É necessário beber oito copos de água por dia
Verdade: Este número está desatualizado e é difundido hoje pelas empresas de água. O Instituto de Medicina da Inglaterra recomenda que os homens bebam três litros de líquido por dia, enquanto as mulheres bebam 2,2 litros. No entanto, há especialistas que dizem que não há um número exato e que não se deve beber algum líquido a menos que tenha sede. Vale lembrar ainda que não só a água conta, mas suco, café, chá e até comida também devem ser contabilizados. Segundo o Instituto de Medicina, 20% da taxa de líquidos consumidos por dia vêm dos alimentos, especialmente de frutas e verduras, como melão e pepino

Urina de cor clara é sinal de boa hidratação
Verdade: Apesar de não ser muito agradável, olhar a cor da urina pode dizer sim se você está com a hidratação em dia. No entanto, a cor que deve procurar não é a mais clara e sim um amarelo pálido, segundo Lawrence Armstrong, professor da Universidade de Connecticut. É preciso também ficar atento, já que alguns suplementos e até os alimentos podem mudar a cor da urina

Líquido nunca é demais
Verdade: Hidratação excessiva pode ser muito perigoso e muito raro também. Beber líquido além da conta causa um fenômeno chamado hiponatremia, que é quando o nível de sódio do corpo fica tão baixo que as células começam a inchar. Os sintomas normalmente são dor de cabeça, vômito, naúsea, fadiga e pode levar ao coma. No entanto, não há motivo para preocupação. Segundo especialistas, os atletas e maratonistas são os mais comuns a serem hospitalizados com este problema. "As pessoas só têm problema quando bebem além da sua sede e isso acontece por falta de informação ou influência dos comerciais esportivos", afirma Noakes. Um dos segredos pode ser nunca beber tanta água ao ponto de se sentir muito cheio

Atletas precisam de bebidas especiais
Verdade: Uma pessoa que está se exercitando há menos de uma hora, não precisa se preocupar com o nível de água do corpo, já que ninguém elimina as reservas de eletrólitos e glicogênio a não ser que esteja se exercitando intensivamente por mais de 60 minutos. Atletas podem se beneficiar do açúcar e do sódio contido nos isotônicos, no entanto, elas possuem outros tantos componentes que podem não ser necessários.


Fonte: Marketing GrupoM8

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Alimentos úteis para a rotina

Hoje, viemos falar da dieta de outra perspectiva que não simplesmente perder peso. Você sabia que certos alimentos podem ser úteis para a nossa memória, ansiedade, sono e até para melhorar o humor?

Ao começar o seu dia, uma boa opção é tomar um bom café da manhã com ele: o café! A bebida nos deixa capazes de realizar as atividades com mais atenção; mas não tome café demais, para não se sentir ansiosa.

Já para diminuir o estresse e a irritação, boas opções são a banana e a laranja. A vitamina C da laranja ajuda a diminuir o estresse, enquanto a banana ajuda o organismo a produzir serotonina, provocando a sensação de bom humor e bem estar.

Já o peixe ajuda a controlar a ansiedade e a tensão, enquanto o maracujá tem a capacidade de acalmar. Já se o seu problema é conseguir dormir profundamente, aposte nas amêndoas.





















Fonte: Marketing GrupoM8

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Pão sem lactose feito em casa em apenas 2 minutos!



















Hoje nós vamos ensinar a fazer um pão sem lactose, feito no microondas, que fica pronto em apenas 2 minutos! Este pão tem baixo indice de carboidrato, e é rico em proteína!

Ingredientes:
1 ovo ( com a gema peneirada)
1 col sopa de farelo de aveia ou farinha de coco ( para ser sem gluten)
1 col sopa de iogurte 0 Lactose
1 col café de fermento em pó (de bolo)
1 pitada de sal

Recheio:
1 fatia de queijo mussarela 0 lactose Balkis
Cottage 0 lactose
1 rodela de tomate
Orégano

Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes e misture bem com um garfo ou batedor.
Coloque em uma pequena travessa e leve ao microondas na potência alta por cerca de 2 minutos e 20 segundos.
Corte o pão no meio e recheio com queijo, cottage, tomate e orégano e leve para o tostex!


Fonte: Marketing GrupoM8

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Cuide da saúde e da nutrição: alimente-se bem!


















Os alimentos que você consume consome diariamente devem ser equilibrados e fazer com que você se sinta bem.

Vamos te dar dicas simples de como se alimentar bem, e uma das mais importantes delas é não passar muito tempo sem comer. Isso fará com que você se sinta mais saciada e se alimente de uma maneira mais correta. Se sentir fome entre as refeições, opte pelas frutas, fonte de vitaminas e fibras, sempre importantes para o organismo.

Para que você esteja sempre bem, defina os horários de suas refeições. Procure comer em um local calmo e sem pressa. Lembre-se também de mastigar bem os alimentos, pois isso ajuda na digestão.

Outra dica que deve ser levada em prática, sempre que possível, é consumir o que for natural.

Sucos, leite, frutas, legumes e verduras sempre serão uma melhor opção para a sua saúde e nutrição do que refrigerantes e fast food. Na correria do dia a dia, às vezes é difícil conseguir manter uma alimentação saudável, mas o importante é ter essa consciência. Se você trabalhar perto de um local com poucas opções, que tal trazer a comida de casa?

Na hora de montar o seu prato, lembre-se que quanto mais colorido, melhor para a sua dieta ele será. Isso indica que você está equilibrando os nutrientes necessários para a sua alimentação.

Para ficar mais fácil, é só seguir a lista:

- Carboidratos (arroz, massas, batata, mandioca, pão, torrada);
- Leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, soja);
- Proteínas (carnes, leite e deriva-dos, ovos);
- Vitaminas, minerais e fibras (folhas, legumes e frutas).


Fonte: Marketing GrupoM8

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Os poderes do açaí



















A famosa fruta vinda do Norte e com gosto tão particular, o açaí, pode ser mais do que um alimento gostoso. Nativa de uma grande palmeira muito comum na Amazônia, seu nome vem do tupi e significa “fruto que chora”, por sua peculiaridade de produzir líquido. E a fama da fruta vai muito além: o açaí possui elevadas propriedades nutricionais e curativas, é rico em proteínas, fibras, lipídios e minerais, além de possuir alto teor de potássio, ferro, cálcio e vitaminas B,C e E. As proteínas presentes na fruta ajudam na coagulação do sangue e forma anticorpos e novos tecidos. Para as funções metabólicas, o ferro produz enzimas importantes para o cérebro, fígado baço e ossos.

Além disso, as vitaminas do açaí, como a B1, estimulam a digestão e melhoram o funcionamento do sistema nervoso, músculos e do coração, favorecendo a circulação sanguínea e combatendo o colesterol alto. Já a vitamina C, presente na fruta, ajuda no crescimento e recuperação das células, e a E previne o diabetes e as doenças cardiovasculares.

Ainda em ensaios clínicos que confirmam tal benefício, é estudado o poder da polpa do açaí na prevenção do câncer, que atrelado a bactérias probióticas, estimula a produção de ácido graxo que, em elevada concentração, ajuda a prevenir a doença.

E para as mais vaidosas, estudos em andamentos dizem que o açaí, aplicado na pele em forma de óleos e cremes, pode ter papel antioxidantes, auxiliando na hidratação da pele, isso se usado nas concentrações corretas, para que não haja pigmentação da pele.


Fonte: Marketing GrupoM8

segunda-feira, 8 de julho de 2013

MUFFINS DE AVEIA E CHOCOLATE

Lindos e saborosos. Melhor, lindos, saborosos e rápidos de se fazerem.

Práticos para levar na lancheira para a escola ou para o trabalho, para um piquenique ou para a praia, para uma festa de aniversário ou para vender em festa de final de ano.



















INGREDIENTES
60g de flocos de aveia instantâneos
260ml de leite
225g de farinha de trigo sem fermento
3 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal fino
50g + 50g de pepitas de chocolate
1 ovo batido
110g de açúcar amarelo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
6 colheres (sopa)/90ml de óleo (de milho)

PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Na taça da batedeira colocar os flocos de aveia e cobrir com o leite. Deixar absorver.
Noutra tigela juntar os ingredientes secos: a farinha, o fermento, o sal e 50g de pepitas de chocolate.
À mistura dos líquidos juntar o ovo, o açúcar, a baunilha e o óleo e bater.
Juntar à mistura líquida da aveia os ingredientes secos e bater rapidamente apenas para ligar. Não bater em demasia.
Verter a massa para as cavidades de uma forma de muffins untada ou colocar em formas de papel e estas dentro da forma de muffins, enchendo-as a 3/4 da altura.
Cobrir com as pepitas de chocolate reservadas. 
Assar no forno a 200ºC, cerca de 20min.. 
Retirar do forno, desenformar e deixar arrefecer sobre uma grelha/rede.
Colocar cada muffins numa forma de papel plissado.
Rende 12 muffins grandes.

Fonte: Marketing GrupoM8

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Temperos amigos da saúde


























Temperos são muito saborosos e dão um algo a mais em toda comida. Mas sabemos que alguns deles, principalmente o sal, não devem ser usados em excesso, pois fazem mal para o organismo. Porém, existem outros tipos de tempero que, além de dar um sabor especial para o seu prato, têm fator terapêutico ou preventivo no corpo e fazem muito bem para sua saúde. Vamos conhecer alguns desses temperos saudáveis:

Açafrão - Muito popular na culinária indiana e tailandesa, esse tempero funciona como anti-depressivo natural, mesmo que ingerido em pequenas quantidades.

Alecrim – Tempero comum em omeletes, pães e chás, ajuda a prevenção de gripes e resfriados. Fortalece o organismo e ajuda a aliviar sintomas da sinusite. Seu poder de prevenção pode ser fortalecido com o consumo de alho, que diminui infecções virais e bacterianas.

Canela – Essa especiaria comum em doces, cafés e chás tem seu melhor aproveitamento em pó, auxiliando na diminuição da absorção de açúcares e carboidratos e reduzindo a sensação de cansaço com apenas meia colher de chá.

Cravo-da-Índia - Ajuda a eliminar problemas bucais, como gengivite e dor de dente. É utilizado em chás ou doces, mas seu melhor efeito surte quando é mascado.

Hortelã – Cólicas e problemas digestivos nas mulheres podem ser tratados à base de hortelã. Essa folha diminui até 60% dos problemas de indigestão e é um ótimo remédio natural.

Manjericão e Sálvia – Ambas são responsáveis pela inibição do crescimento de células cancerígenas. Funcionam também para melhorar a memória.


Fonte: Marketing GrupoM8

segunda-feira, 1 de julho de 2013

O que comer no café da manhã, sem interferir na sua dieta



























Todas sabemos que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. É nele que juntamos as energias necessárias para aguentar a jornada de trabalho e ficarmos fortificadas e lindas para enfrentar o dia. Mas o que é um café da manhã ideal? E como fazer com que o lanche matinal não atrapalhe na dieta? Temos algumas dicas! Confira:

O que comer:
Pães integrais e queijos leves são bem-vindos. Pão de forma com 1 fatia de presunto e 1 de queijo prato tem 165 calorias e serve para dar uma boa base. Se preferir, você pode trocar o presunto por peito de peru ou lombo condimentado, que são menos calóricos ainda. Um copo de café com leite semidesnatado tem 60 calorias. Pão de queijo também é uma opção leve (70 calorias).

Evite:
Achocolatados. Prefira suco ou café. Se você gosta de tomar café na padaria, cuidado com o croissant de queijo, ele pode chegar a ter 250 calorias. Até o pãozinho com manteiga tem suas 200 calorias, é bom evitar.


Fonte: Marketing GrupoM8