quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Certos alimentos e atitudes combatem o mau humor durante a dieta




















Iniciar ou, pior ainda, reiniciar uma dieta após várias tentativas para emagrecer significa ter de passar por uma fase muito complicada. Neste período, é comum o mau humor e a irritabilidade aparecerem, prejudicando tanto o processo de emagrecimento como o nosso dia a dia.

A boa notícia é que há dois aliados nesta árdua batalha contra as alterações de humor: a nutrição preventiva e o autoconhecimento.

Segundo a nutricionista, farmacêutica e bioquímica Lucyanna Kalluf, alguns alimentos têm nutrientes que regulam os neurotransmissores, substâncias químicas responsáveis pela comunicação entre as células, aumentando sensações como prazer, bem-estar, ânimo, além de reduzir o estresse e a ansiedade.

Isso quer dizer que certos alimentos, ricos em vitamina B6, triptofano, magnésio e cálcio, trazem equilíbrio para neurotransmissores importantes que atenuam o mau humor e a irritabilidade, como dopamina, noradrenalina, serotonina e endorfina.

Portanto, a alimentação preventiva melhora a atividade cerebral, uma vez que pode estimular a produção desses neurotransmissores. E, se perder peso significa ficar irritado e de mal com a vida, além das calorias, outro ponto de atenção deve ser a inclusão desse tipo de alimento em sua dieta.

Vale lembrar também que uma alimentação equilibrada é o passo fundamental, seja para emagrecer ou manter o humor em dia. Segundo Kalluf, é preciso prover as necessidades nutricionais básicas diárias, incluindo melhor adequação de vitaminas e minerais, aumentando a ingestão de verduras e frutas. "O ideal por dia é comer cinco porções de frutas e dois pratos de hortaliças, com muitas folhas verde-escuras".


Fonte: Marketing GrupoM8

Nenhum comentário:

Postar um comentário